PAPEL
1. Para os procedimentos que o beneficiário executa no próprio consultório, é necessário entregar a guia em papel ao beneficiário?
Não, a guia em papel (padrão tiss) só deverá ser entregue ao beneficiário quando o mesmo precisar executar os procedimentos em outro prestador ou procedimentos requer auditoria.Lembramos que se não for imprimir a guia do saw, que na guia em papel esteja a numeração da guia da operadora e a descrição dos procedimentos com letra legível, para que o beneficiário possa saber quais são os exames que ele irá executar.

2. Os prestadores executantes como laboratórios e clínicas aceitarão a numeração da guia em qualquer outro papel?
Nos treinamentos com pessoa jurídica, reforçamos que neste período de adaptação eles não exigissem logo no dia 01/09, que prorrogassem um pouco, sugerimos que já comecem a entregar ao beneficiário as guias no padrão tiss o quanto antes.

3. Quando a guia de SADT ou Internação possui laudo, ainda precisa entregar a guia de alta complexidade em papel para o beneficiário?
Já que o laudo será anexado na guia eletrônica no saw, NÃO é necessário entregar o LAUDO EM PAPEL ao beneficiário.

4. A guia de SADT e outras despesas ainda precisa trazer papel para entregar ao setor de cooperados referente ao faturamento?
Nos hospitais, o fluxo permanece o mesmo, as guias de outras despesas e SADT devem estar juntas do prontuário do beneficiário. Para as guias eletivas NÃO será mais necessário trazer papel.

5. Quando o beneficiário executar o procedimento, a guia em papel fica com o prestador ou é para entregar ao beneficiário?
Depois que o beneficiário executou o procedimento NÃO deve entregar a guia, pois a mesma PERTENCE ao PRESTADOR EXECUTANTE.

REALIZAÇÃO DE GUIAS
1. Se a guia for autorizada depois da data que o beneficiário executou o procedimento, como vou colocar a data correta que o beneficiário foi atendido?
Para os prestadores que são terceirizados de hospitais iremos parametrizar no sistema que eles poderão realizar a guia com data retroativa. Para os demais prestadores, ligar para o tele atendimento.

2. Sou apenas o prestador executante na guia, mesmo assim ainda será necessário o cartão para realização das guias?
TODOS os prestadores a partir do dia 01/09, será solicitado o cartão do beneficiário no momento de realizar a guia.

3. Como realizar as guias onde o usuário já teve alta e a guia ainda não foi autorizada?
Ligar para o tele atendimento.

4. Quando o beneficiário estiver com a carteira em papel ou esqueceu o cartão, como devo proceder?
GUIA EM PAPEL: Ligar para o tele atendimento para cadastro e realização de guia; USUÁRIO SEM CARTÃO: Para beneficiário Unimed Campina Grande, infelizmente o tele atendimento não irá cadastrar as guias para esta situação.Para beneficiário de Outra Unimed, dirige-se a Unimed Campina Grande para autorização prévia de consulta e exames, onde estes devem ser preenchidos códigos e descrições do procedimentos. Para exames autogerados (médico solicita e executa procedimento), deverão ser cadastrados pelo tele atendimento.

5. Pacientes que estiverem em UTI ou é RN onde não se pode reter o cartão, como proceder para executar as guias?
No momento da visita orientar a família do beneficiário que deve trazer o cartão do mesmo.

6. Quando o prestador realiza a guia nas vésperas de vencer a senha de autorização, como proceder?
Usuário local terá até 10 DIAS ÚTEIS para executar o procedimento antes do vencimento da guia, caso contrário deverá ser cadastrada nova guia. Usuário de outra unimed, deverá ser cancelada a guia atual e ser cadastrada uma nova guia.

CODIFICAÇÃO
1. Alguns médicos normalmente cadastram os códigos dos procedimentos incorreto, como faço para saber o correto?
Na nossa página, www.cg.unimed.com.br, existe um link chamado TUSS, lá você poderá consultar os códigos corretos, inclusive também está disponível o nosso DE/PARA (códigos antigos com seus respectivos códigos TUSS), pois a partir do dia 01/09, os códigos de taxa, material, medicamento, diária e gases será também pela codificação TUSS (estabelecido pela ANS).

2. Não sei dos códigos procedimentos, como faço para saber?
Na nossa página, www.cg.unimed.com.br, existe um link chamado TUSS, lá você poderá consultar os códigos corretos, inclusive também está disponível o nosso DE/PARA (códigos antigos com seus respectivos códigos TUSS), pois a partir do dia 01/09, os códigos de taxa, material, medicamento, diária e gases será também pela codificação TUSS (estabelecido pela ANS).

3. Quais tabelas vou usar a partir do dia 01/09 para serviço, pacotes, taxa, material, medicamento, diárias e taxas?
Para serviço a tabela permanece a mesma, TUSS; Para taxa, material, medicamento, diárias e gases também será TUSS, na nossa página, www.cg.unimed.com.br, existe um link chamado TUSS, lá você poderá consultar o nosso DE/PARA (códigos antigos e novos códigos). Caso NÃO exista a codificação TUSS equivalente, você utilizará a tabela OUTRAS TABELAS, sendo que você só poderá utilizar esse código por no MÁXIMO 90 dias, é extramente importante que se NÃO tem codificação TUSS equivalente, entrar em contato com a nossa auditoria médica (para taxa, diária e gases) e nossa auditoria de enfermagem (para material e medicamento). Para os PACOTES, a tabela ainda permanece PRÓPRIA DE PACOTES, mas também terá prazo máximo de 90 dias para ser utilizado, é necessário entrar contato com a nossa auditoria médica.

LAUDO
1. Precisa scanear laudo para anexar no SAW?
Caso o cooperado queira scanear, pode sim. Mas caso não tenha scanner, poderá ser feito um arquivo onde tenha a logo do consultório e todos os dados do estabelecimento, detalhando no mesmo toda a justificativa técnica, não esquecer de informar a data atual, o nome do médico e o CRM.

CARTÃO
1. Vai ter que comprar leitor cartão?
O primeiro leitor é em comodato, ou seja, emprestado pela Unimed. Do segundo em diante será cobrado, para adquirir entrar em contato com o setor de cooperados, pelos telefones 2101-6549 ou 2101-6550, caso prefira pode enviar por e-mail a solicitação para cooperados@cg.unimed.com.br.

2. Se der erro de leitura no cartão?
Caso você não esteja conseguindo cadastrar nenhuma guia de nenhum beneficiário, ligar para o departamento de tecnologia da informação 2101-6615. Se o problema é apenas no cartão do beneficiário, favor solicitar que o mesmo compareça a Unimed Campina Grande para verificação do cartão e ligar para o Tele apenas para cadastrar a consulta eletiva.

CONTINGÊNCIA
1. Quando eu estiver sem Internet, como devo proceder?
Se for até 03 guias, ligar para o tele atendimento cadastrar. Passando desta quantidade, se for guia de consulta ou exames auto gerados (onde o médico solicita e executa), preencha os dados do beneficiário na guia em papel com os devidos códigos, data do atendimento e assinatura do beneficiário. Agendar no departamento de Tecnologia da Informação, através do telefone 2101-6615, o dia para cadastro dessas guias. Caso seja guias onde o beneficiário irá executar em outro local, anotar os dados do usuário, para quando o sistema voltar, você cadastrar a guia no saw e ligar para que ele venha buscar a guia no consultório.

2. Quando o sistema estiver inoperante, como faço?
Preenche todas as guias em papel, no padrão tiss, corretamente com data do atendimento, código do beneficiário, códigos e descrições do procedimento e solicita assinatura do beneficiário. Quando o sistema voltar, cadastrar as guias. Como é responsabilidade da operadora que o sistema fique operante, liberaremos a digitação de código no dia do ocorrido.